moodle.haliotis.pt"
 
CALENDÁRIO DE AULAS
LEGENDA
PRÓXIMOS CURSOS:
Sem datas marcadas
CARTA DE
Patrão de Costa
CURSO DE MARINHARIA
750 €
DURAÇÃO
Cerca de 18 dias em pós-laboral ou 4 fins de semanas.

INCLUÍDO
Material didático apropriado, seguro e exame para obtenção da Carta de Patrão de Costa.

ATRIBUÍDO
TORNE-SE NUM VERDADEIRO COMANDANTE DA SUA PRÓPRIA EMBARCAÇÃO.
Este curso permite a obtenção da Carta de Patrão de Costa que habilita à navegação diurna e noturna, até 25 milhas da costa, sem qualque limite de dimensão e de potência da embarcação. Titulação necessária por exemplo para operadores de embarcações Marítimo-Turísticas.
REQUISITOS
Ter pelo menos 18 anos de idade e Carta de Patrão Local emitida à pelo menos 1 ano, na data do exame.
TERÁ DE ENTREGAR A SEGUINTE DOCUMENTAÇÃO:
Atestado médico onde conste "Apto(a) para o exercício de Actividades". Náuticas".
Fotografia a cores em formato digital.
Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
Fotocópia do Cartão de Contribuinte.
Declaração em como sabe nadar.
Certificado de habilitações.
ESTRUTURA
De acordo com a Portaria n.º 288/2000 na componente teórica serão abordados os seguintes tópicos: recapitulação da teoria de Patrão Local; noções gerais de estabilidade; Navegação costeira. Navegação estimada; Navegação em águas restritas; Generalidades sobre navegação eletrónica radiogoniómetros (GPS, sondas e cartas eletrónicas); desvio das agulhas; Sextante; Marés; Meteorologia náutica; Segurança; Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar; Código Internacional de Sinais (CIS); Noções de primeiros socorros; comunicações VHF. Na componente prática: aplicação prática, no mar, das matérias de navegação, segurança e comunicações constantes da parte teórica; aplicação prática das regras de navegação para evitar abalroamentos; utilização do radar com vista à identificação da costa e determinação de azimutes e distâncias; utilização do sextante em determinação de ângulos verticais e horizontais; utilização do GPS e sonda; cálculo da altura de água em qualquer instante e da hora correspondente a dada altura de água; utilização correta dos equipamentos de radiocomunicações.
CONTEÚDO
Cinquenta horas de sessões teóricas em sala de aula e quinze horas de sessões práticas em embarcação semirrígidas de alto desempenho. No exame tem que ter resultado superior a 60%, com as seguintes limitações: Nas questões sobre RIEAM o resultado não poderá ser inferior a 75%, nas questões sobre procedimentos de radiocomunicações o resultado não poderá ser inferior a 60%, nas questões sobre navegação e trabalho de carta o resultado não poderá ser inferior a 75% e nas questões sobre procedimentos de segurança e emergência o resultado não poderá ser inferior a 60%.
 
Click here to see your activities